Projetos SPDA

Sistema de proteção contra descargas atmosféricas

Todo sistema de para-raios deve ser instalado de acordo com a NBR 5419/15 e para tal deve possuir projeto elaborado por engenheiro eletricista habilitado, mediante contrato especifico e com anotação da responsabilidade técnica (ART) no CREA. (Conselho Regional de Engenharia), que o documento da responsabilidade da empresa e do engenheiro que executa as montagem dos para-raios, certificações e emissão de laudo técnico da resistência ôhmica da malha de aterramento e relatório de execução garantindo que o sistema instalado esta de conformidade com a norma, na entrega dos serviços.

 O QUE CONTEMPLA UM PROJETO DE SPDA.

Todo projeto de SPDA, deverá constar principalmente as especificações dos materiais a serem empregados nas instalações, bem como avaliação geral de riscos do local, tipo de sistema a ser instalado, nível de proteção, bem como o subsistema de captação, descidas, aterramentos e equalizações de potenciais e até mesmo a instalações de DPS (supressores de surtos) nas instalações elétricas de conformidade com NBR 5410/04.

img_projetos

 EXIGÊNCIA LEGAL DE PROJETO DE SPDA.

O projeto de execução de um sistema de SPDA é uma exigência legal dos órgãos de fiscalizações tais como CBM-Corpo de Bombeiros Militar, CREA, Defesa Civil e demais órgãos de fiscalizações.