Teste de funcionamento e laudo

Teste de funcionamento e laudo técnico.

O sistema de SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, mais conhecido como para-raios, é um conjunto de captores, condutores e demais peças de montagem que deve ser projetado e instalado de conformidade com a NBR 5419/15. O sistema completo é composto de quatro partes: subsistema de captação, descidas, aterramentos e equipotencializações. O sistema de SPDA tem como função descarregar com segurança toda energia captada para o aterramento. A função da malha de aterramento é de receber as descargas atmosféricas e as enviar com segurança para o solo. Os materiais empregados no sistema de aterramentos acabam envelhecendo dependendo do tempo que decorre da sua instalação, adquirindo  problemas de corrosão pelos elementos químicos que compõem o solo, comprometendo as conexões dos eletrodos de aterramento resultando no aumento da resistência ôhmica.

Os laudos são obrigatórios.

Os laudos de teste de verificação das integridade física dos condutores de aterramento e de inspeção no sistema de SPDA são obrigatórios e a nova redação da NR10, item 10.2.4.g estabelecida pelo PIE – Prontuário das Instalações Elétricas. A NBR 5419-15  tem por objetivo maior fornecer informações das atuais condições da instalação do SPDA, com efeito de atendimento às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas. É uma medida preventiva de segurança para as pessoas que estão nas edificações. O laudo pode detectar falhas nos prédios de condomínios, estabelecimentos comerciais e industriais, estabelecimentos de ensino, dentre ou outras edificações. Muitos sistemas de para-raios estão inadequados, instalados de forma errada sem funcionar corretamente, aumentado os riscos de danos as edificações e aos seus ocupantes.

Falta de laudo SPDA

O administrador, sindico ou proprietário de edificações é o responsável legal e pode responder por danos causados  a edificação quando houver omissão na manutenção preventiva ou corretiva. Portanto é necessário ter um laudo técnico do sistema de para raios contendo os resultados das medições ôhmicas dos aterramentos de conformidade com a  NBR atual, assinado por engenheiro eletricista com ART registrada no C.R.E.A, para ter valor legal.

A regularidade das inspeções é condição fundamental para a confiabilidade de um SPDA.

img_testedefunc

Quem pode elaborar os laudos?

Os engenheiros eletricistas são os únicos profissionais que podem elaborar  os  laudos técnicos de um SPDA, uma vez que eles possuem a habilitação legal e a ART (Anotação Responsabilidade Técnica) que deve ser registrada no CREA. O laudo técnico só  pode ser feito por  empresa especializada, que tenha registro no  CREA e CNPJ. O laudo deve ser descritivo com imagens, apontando os pontos que devem ser corrigidos através de manutenção ou adequação quando for o caso.