Proteção contra surtos

MPS – Medidas contra surtos e campos elétricos

Os DPS-Dispositivos de Proteção Contra Surtos ou  supressor de surtos são módulos são produzidos conforme normas de testes  NBR IEC – 61643-1 / UL 1449,  para proteção de rede de energia,  instalações elétricas e eletrônicas contra sobre tensões elétricas, transientes, surtos  provenientes das descargas elétricas das tempestades ou até mesmo por manobras realizadas pelas concessionárias de energia na ocasião de manutenção da rede elétrica.

Os DPS são instalados nos quadros de distribuição de energia e quando instalados corretamente levando-se em conta sua classe e sua seletividade reduz de forma significativa os riscos de danos causados as instalações elétricas e aos equipamentos eletroeletrônicos sensíveis tais como; centrais de telefonia, sistema de CFTV, centrais de alarmes, informática, rede de computadores  e demais equipamentos empresariais e domésticos.

img_protecaoeletrica

DPS Classe II 40KA

DPS Classe II 50KA

DPS Classe I 100KA

É obrigatória a instalação de DPS?

Sim. Os DPS são obrigatórios para a proteção da rede de energia e seus equipamentos elétricos e eletrônicos conforme NBR da ABNT 5410/2004.a

 Informativo técnico proteção contra surtos DPS

O para-raios do prédio protege as instalações?

Não. O sistema de SPDA- Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas projetadas e instaladas conforme NBR ABNT 5419/05, não pode assegurar a proteção absoluta das instalações elétricas e eletrônicas de uma edificação. O SPDA tem como finalidade a proteção de estruturas e seus ocupantes.